Sempre cabe mais um

Um superlotado micro-ônibus transita por uma rua de Lahore, no Paquistão. O transporte coletivo paquistanês ainda está em seu estágio inicial de desenvolvimento e, incapaz de atender um país com mais de 170 milhões de habitantes – a grande maioria dos quais carentes –, torna cenas como esta tristemente comuns.

O clérigo iraniano Hojatoleslam Kazem Sedighi afirmou, em um sermão realizado em abril, que as vestes e o comportamento “promíscuo” das mulheres do país aumentam o risco de terremotos. “Não há outra solução exceto buscar refúgio na religião e adaptar nossas vidas aos códigos morais do Islã”, recomendou ele.

Chocolate, uma delícia de remédioPesquisadores espanhóis informaram em abril que o chocolate escuro, rico em cacau, poderá ser usado para tratar a cirrose do fígado. Eles notaram no estudo que os antioxidantes contidos nesse chocolate inibem a habitual elevação da pressão sanguínea abdominal observada após as refeições – uma ocorrência que, em casos mais graves, pode levar à ruptura dos vasos sanguíneos.

Sonhos e resoluções de problemas

Um estudo da Universidade Harvard (EUA) sugere que os sonhos estão ligados à resolução de problemas. Alunos da universidade fizeram um teste envolvendo um labirinto virtual, no qual teriam de achar alguns objetos. Após 45 minutos, parte dos alunos pôde dormir, enquanto os demais assistiam a vídeos. Os que dormiram tiveram melhor desempenho na resolução do problema, e quem sonhou com o labirinto foi dez vezes mais rápido que os demais na resposta. Aparentemente, os sonhos não eram lembranças do ocorrido, mas a inserção de novas informações ao contexto do problema.

Gorila, astro no Dia Mundial do Meio Ambiente

Todos os seres vivos são destaque no Dia Mundial do Meio Ambiente (comemorado em 5 de junho) em pleno Ano Internacional da Biodiversidade. Mas os gorilas de Ruanda, na África, merecem atenção especial no projeto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) dedicado à data. A perda do hábitat e a caça clandestina podem levá-los à extinção em 10 ou 15 anos, e por isso a entidade solicita o apoio geral para protegê-los e conservá-los. Ruanda é o país anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2010, e cada ação ambiental, individual ou coletiva, registrada no site do projeto (www. unep.org/wed/2010/english) renderá US$ 10 para a proteção dos gorilas no país.

Robôs agricultores

Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram um exoesqueleto de metal, plástico e sensores elétricos capazes de aumentar a força do seu usuário. O robô possui sensores de movimento e também responde a controle de voz. Ele seria usado para auxiliar fazendeiros idosos em suas tarefas na lavoura.

Um “tapete” de micróbios submarinos, com área similar à da Grécia, foi descoberto na costa ocidental da América do Sul, ao lado do Peru e do Chile. Ele é formado por uma comunidade de microrganismos que precisam de pouco ou nenhum oxigênio para viver e descenderiam dos micróbios primitivos, que começaram a se desenvolver há 3 bilhões de anos.

Chimpanzés encaram a morte como humanos

Artigo da revista Current Biology mostra que os chimpanzés lamentam a morte de companheiros de modo semelhante ao humano. Num primeiro estudo, verificou-se que os parentes dos primatas doentes permaneciam ao lado destes cuidando e fazendo companhia. A segunda pesquisa analisou a lamentação de mães chimpanzés que não se desprendiam do feto morto. Os dois estudos sugerem que a sensação de morte é mais presente nesses animais do que se imaginava.

Uma análise realizada pelo médico José Eduardo Krieger, do Instituto do Coração, e por colegas holandeses mostra que as células-tronco adultas são incapazes de reconstruir o tecido cardíaco. Elas não têm tanta versatilidade como se esperava. As células-tronco embrionárias ainda são peças-chave no que diz respeito à regeneração de órgãos.

Emoções que ficam

Cientistas da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, verificaram que as pessoas que têm problemas de memória podem se esquecer dos fatos ocorridos, mas o sentimento relacionado a eles permanece. Essa conclusão também pode ser aplicada a pacientes com Alzheimer, segundo os pesquisadores. Uma visita ou um telefonema pode ter influência positiva na felicidade deles, embora eles não possam explicar o porquê.

7%

foi a queda na emissão de gases-estufa nos Estados Unidos em 2009, segundo o governo do país. A redução recorde, de 405 milhões de toneladas, foi atribuída a fatores como a retração econômica e o aumento na eficiência energética no período.

383

moedas do período ptolomaico foram achadas no oásis de Fayum (Egito), anunciou, em abril, o ministro da Cultura egípcio, Farouk Hosni. Na ocasião, ele disse também que foram desenterradas joias pré-históricas feitas de ovos de avestruz e o esqueleto de uma baleia de 42 milhões de anos.

19.800

megawatts-hora por ano é a economia prevista com a troca de luminárias, lâmpadas e reatores em 1.576 escolas da rede estadual de São Paulo, situadas em 261 municípios. A ação resulta de convênio entre a Secretaria da Educação paulista e a CPFL Energia. A energia poupada abasteceria mais de 8 mil lares por ano.

Exército de lata

Uma mulher examina os soldados de lata da infantaria do Exército Real bávaro no museu de Krongut Bornstedt, em Potsdam, na Alemanha. O museu, com mais de 17 mil pequenos bonecos de lata, abriu suas portas ao público em maio deste ano.

Rir aumenta o apetite

Uma pesquisa da Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, mostrou que o riso abre o apetite das pessoas. Os cientistas afirmam que aqueles que veem comédias têm a mesma mudança hormonal notada naqueles que seguem uma rotina de exercícios, no que diz respeito à vontade de comer. A descoberta pode levar a um tratamento para pessoas com desordem alimentar.

Cientistas norteamericanos concluíram que bactérias comuns em astronaves podem sobreviver em Marte por tempo suficiente para contaminar o planeta. Os pesquisadores simularam o ambiente marciano e verifi caram que a Escherichia coli é capaz de sobreviver – mas não crescer – sob as condições marcianas, se protegida da radiação ultravioleta.

Alarme antiabelhas

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, da organização Save the Elephants e da emissora de tevê Animal Kingdom descobriram que os elefantes emitem um sinal de alerta contra ataques de abelhas. Esses insetos podem matar os filhotes e causar lesão nos olhos e no dorso dos adultos. Os cientistas querem saber agora se os elefantes desenvolveram alertas para outros tipos de ameaças.

Obesidade ameaça a segurança dos EUA

As taxas crescentes de obesidade entre os jovens norte-americanos representam uma ameaça para a saúde dos EUA e seu poderio militar, afirmaram os generais John Shalikashvili e Hugh Shelton, ex-chefes do Estado-Maior das Forças Armadas do país, em texto publicado em abril no jornal Washington Post. O problema já é o principal motivo de desqualificação de candidatos a recruta.

4,6 mil

reais é o preço da cirurgia de reconstrução do hímen na França. A operação, feita pelo médico Marc Abecassis, faz sucesso entre mulheres árabes de famílias conservadoras. Muitas delas tiveram relações sexuais antes de casar e poderiam até morrer se não voltassem a ser “virgens”.

23

metros foi a altura da onda formada pela queda de um bloco de gelo de 500 metros de comprimento e 200 metros de largura, oriundo de um glaciar, em um lago nos Andes peruanos, em abril. O tsunami matou uma pessoa e provocou danos na região de Carhuaz, cerca de 360 quilômetros ao norte de Lima.

27 mil

quilômetros voa o vira-pedras (Arenaria interpres), que pesa menos de 250 gramas, em sua migração de ida e volta entre a Austrália e o Ártico. A informação foi obtida com um novo e levíssimo aparelho de rastreamento usado por cientistas britânicos.

Sangue à prova de frio

Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, descobriram que os mamutes tinham sangue “anticongelamento”. A constatação foi feita a partir da “ressurreição” das hemoglobinas (pigmento das células vermelhas do sangue) dos animais. Os estudiosos também encontraram três mutações na sequência genética, que faziam as hemoglobinas trabalharem no frio – por isso, o mamute não precisaria comer mais para se manter.

Tevê, péssima babá de crianças

Um estudo publicado em maio na revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine mostrou que a tevê é uma companhia muito problemática para crianças de 2 anos. Na média, os meninos e meninas analisados viam 8,8 horas de tevê por semana; cada hora extra representou depois perda de 6% no aprendizado de matemática (mas não de leitura) e de 7% no relacionamento com os colegas de classe, além de um aumento de 10% nos casos de bullying, tais como zombarias, agressões e rejeição.

AGENDA

● Arte consciente

Em 2010, o concurso de artesanato com materiais recicláveis promovido pela WR São Paulo tem como tema “África: a diversidade de um continente”. O envio de trabalhos deve ser feito até 7 de junho. As obras serão expostas na Feira Mega Artesanal, realizada de 30 de junho a 3 de julho no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo, SP), e a premiação será durante o evento, em 3 de julho.

Mais informações: www.megaartesanal.com.br

● Cultura japonesa

O tema do 13º Festival do Japão deste ano é “A arte das províncias”, que explora a diversidade cultural das 47 províncias do arquipélago asiático. No evento, há espaços de artes manuais, gastronômicas, marciais e ginástica. Um dos destaques é uma mostra de cultura pop: a final da eliminatória brasileira do World Cosplay Summit, concurso no qual duplas de jovens fazem uma apresentação teatral de seus personagens de desenhos, quadrinhos e games favoritos.

Quando: de 16 a 18 de julho.

Onde: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo, SP).

Mais informações: tel. (11) 3277-8569 e site World Cosplay Summit (www.wcsbr.com.br).